“Chiquititas” é um fenômeno de vendas para o SBT. Os personagens da novela estão presentes em diversos produtos, como edredons, toalhas, tênis, bonecos, agendas, canecas, roupas, panetones e, a partir de dezembro, vão para as escovas de dente, fios dental, extratos de tomate e tablets.
Adaptada por Íris Abravanel, “Chiquititas” conta o cotidiano de um grupo de órfãos e quase não tem diferença da primeira versão exibida pela emissora no fim da década de 1990 e filmada nos estúdios da Telefé, na Argentina. O canal resolveu gravar o remake em sua sede, que fica na Rodovia Anhanguera, em Osasco, Grande São Paulo.
A trama conseguiu manter o sucesso de “Carrossel” e registra média de 12 pontos. Além disso, o SBT já tem cerca de 300 produtos da história. De acordo com especialistas consultados pela revista “Veja”, a emissora pode faturar R$ 100 milhões de reais com o negócio. Em entrevista à versão online da publicação, Fernanda Brozinga, executiva do SBT License, que cuida dos licenciamentos, revelou que “na época do lançamento, já tinhas parcerias fechadas com 42 empresas, tamanha era a confiança no bom desempenho do programa.”
Pra se ter uma ideia, “Chiquititas” ultrapassou “Carrossel” no número de produtos. A turma da professorinha Helena estava presente em 250 itens em pouco mais de um ano. Ainda de acordo com Fernanda, as primeiras negociações envolvendo o remake da atual produção começaram em dezembro de 2012, dessa forma, as marcas tiveram tempo hábil para preparar os seus lançamentos.
A rede de fast-fashion C&A, por exemplo, iniciou o desenvolvimento de uma coleção baseada nos personagens da produção em março e a colocou nas lojas em novembro. São quinze itens, de vestidos a bolsas. “Estamos vendendo 25% a mais do que prevíamos”, contou Paulo Corrêa, vice-presidente comercial da companhia. Se os números continuarem altos, a coleção pode aumentar em cinco vezes.
Para evitar a fuga de clientes e o impacto no faturamento, a direção adaptou as sequências para que os adultos consumissem os produtos divulgados. Quando isso não é possível, o canal produz propagandas exclusivas em que as crianças do elenco anunciam a marca nos intervalos da novela.
Animado com o faturamento da novela, o SBT já decidiu aumentar “Chiquititas” até março de 2015. A novela, que teria 330 capítulos, agora encerrará com 445. “Foi a forma encontrada para satisfazer os pedidos comerciais”, assumiu Fernanda Brozinga.
Veja abaixo os números “Carrossel” (em treze meses) e “Chiquititas” (de julho a outubro).
“Carrossel”:
Produtos: 250
Empresas licenciadas: 33
Bonecos vendidos: 555 mil
CDs e DVDs comercializados: 400 mil
Fãs na página do Facebook: 1.1 milhão
“Chiquititas”:
Produtos: 300
Empresas licenciadas: 42
Bonecos vendidos: 275 mil
CDs e DVDs comercializados: 110 mil
Fãs na página do Facebook: 1.2 milhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário