A queda do prestígio da Fórmula 1 junto aos telespectadores brasileiros tem sido constante nos últimos anos e, consequentemente, a Globo tem visto a audiência de suas transmissões despencar.
Aos sábados em que exibe os treinos classificatórios, a emissora chega a ficar em terceiro lugar no ranking de audiências, perdendo para Record e SBT. Aos domingos, embora as corridas mantenham a liderança, seu público diminui anualmente.
A Globo atribui a falta de interesse do telespectador ao baixo desempenho dos pilotos brasileiros. Desde a morte de Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa herdaram o posto de ‘esperança da nação’, mas jamais corresponderam às expectativas.
Em 2014, o panorama, já sombrio, tende a ficar mais nebuloso. Na tarde desta terça-feira (10), Felipe confirmou que deixará a Ferrari, a segunda maior equipe da categoria, após oito anos. O futuro profissional do piloto torna-se incerto, uma vez que seu passe deve interessar apenas a equipes inferiores à própria Ferrari, prejudicando ainda mais o desempenho de Massa, que não vence uma corrida desde 2008.
No mês passado, a Globo já havia confirmado uma parceria com o Fox Sports, que também cobrirá a Fórmula 1 na TV por assinatura. Sem um piloto brasileiro numa grande equipe, a tendência é que a categoria automobilística perca ainda mais espaço na TV aberta.
TEXTO: RD1
Nenhum comentário:
Postar um comentário