domingo, 5 de maio de 2013

Faça em casa - Como desentupir o nariz



Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo mais de 600 milhões de pessoas que sofrem com algum distúrbio respiratório. A incidência de doenças alérgicas respiratórias, como rinite e asma, também tem aumentando gradativamente. Nos últimos 20 anos, segundo o Ministério da Saúde, este aumento atingiu 40% em alguns países. Com a aproximação do inverno, estes temas são recorrentes e inevitáveis. Aumenta a preocupação com as gripes e resfriados, que, inevitavelmente levam à congestão nasal ou o comumente conhecido “nariz entupido”. Neste sentido, qualquer dica é bem-vinda para minimizar o desconforto associado à congestão

Independentemente do tempo que está, o ar precisa chegar aos pulmões quente, úmido e limpo. Esta é a principal função do nariz. Porém, quando o tempo esfria, principalmente no inverno, o nariz aciona os seus mecanismos de defesa e por vezes, acaba por ficar obstruído.

Uma das melhores técnicas caseiras para combater a congestão nasal, isto é, desentupir o nariz, consiste em soluções à base de cloreto de sódio que lubrificam o interior do nariz e permitem a passagem de ar, não trazendo qualquer risco para a saúde da pessoa, com a exceção dos portadores de doenças crônicas, como a sinusite. Os medicamentos para o mesmo efeito aliviam o incômodo, mas além de provocar dependência, só podem ser utilizados por quatro dias consecutivos.

FAÇA EM CASA

Coloque uma colher de café de sal num bule e acrescente 200 ml de água morna e mexa até o sal desaparecer. Em seguida, incline o corpo para a frente, vire a cabeça para a direita ou esquerda, coloque a ponta do bule numa das narinas e permita que a água entre no nariz gradativamente. À medida que a água entrar, irá sair pela outra narina sem causar problemas. Após o procedimento, procure não fungar o nariz, permitindo que o que ficou no interior umedeça a mucosa nasal. Pode ainda realizar o mesmo procedimento com as etapas enunciadas usando soro fisiológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário