domingo, 25 de agosto de 2013

O povo é a favor das regras para conteúdo na TV


Uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, órgão ligado ao PT, tentou traçar um perfil do telespectador brasileiro e o modo como ele encara as limitações impostas pela Classificação Indicativa ao conteúdo exibido pelas emissoras de TV.
Atualmente, o Ministério da Justiça regula todo e qualquer programa de TV, concedendo-lhe um selo do horário em que pode ser exibido, classificação dada de acordo com o seu conteúdo.
A pesquisa da Fundação mostrou que apenas 51,7% dos brasileiros sabiam da existência de tais regras e que 71% dos entrevistados acham que elas deveriam ser ainda maiores e mais amplas. 16,4% do público respondeu que as regras atuais são suficientes, enquanto apenas10,1% defendem regras mais frouxas.
Ao abordar temas específicos, a pesquisa descobriu que grande parte dos entrevistados rejeita que a TV exiba conteúdos como: palavrões (66%), exposição gratuita do corpo da mulher (61%), cadáveres (60%), cenas de crueldade com animais (58%), nudez e sexo (53%), violência e morte (52%) e uso de drogas (51%).
Opinião dos entrevistados acerca da regulação de conteúdo da TVA maioria das pessoas também é favorável a não-exibição de “conteúdos de violência ou humilhação” contra a população negra (54%), contra gays e lésbicas (54%) e contra mulheres (53%), embora admitam tais conteúdos “com regras”, respectivamente 40%, 40% e 41% dos entrevistados.
2.400 pessoas foram entrevistadas pelo levantamento.
TEXTO: RD1

Nenhum comentário:

Postar um comentário